quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bem, está sendo uma semana bem corrida e pelo jeito será assim até o final do mês de Novembro.. Estamos correndo contra o tempo para conseguir terminar tudo no prazo estipulado..fizemos um cronograma, porém não conseguimos seguir as datas direitinho. Pretendemos pelo menos então, terminar a primeira fase até esse final de semana, para começarmos logo a 2º e 3º fase. Todos nós estamos muito empolgados, dando o melhor que podem(virando muitas noites também).


Pode até estar cansativo tudo isso, mas ainda continua divertido e o lado bom de tudo é que o trabalho está fluindo. A parte do cenário, praticamente já temos tudo. Duas montanhas foram feitas hoje a tarde(pintura), para depois, ser passada para vetor, coisa bem simples. Optamos fazer assim para agilizar um pouco mais o trabalho e claro, deixá-lo mais bonito.


Por enquanto é isso, espero que gostem das imagens.



















Abraços a todos e até o proxima quarta.


Ramassés Romero

domingo, 25 de outubro de 2009

Interface!

Assim como disseram, temos agora um cronograma muito bem definidoe precisamos terminar logo a primeira fase do jogo. A interface está quase finalizada, mas sujeita a modificações

Aqui ao lado estão a interface in game e o loading da primeira fase. Optamos por deixar no load de cada fase um mini tutorial, indicando basicamente como controlar o personagem. Esse "tutorial" seria um tipo de instrução deixado por alguém daquele período, estamos discutindo ainda até que ponto isso deve ser mantido, já que na época não havia escrita e a tipografia ainda pode atrapalhar a compreensão.
Ainda faltam alguns retoques e mais uma instrução de interação, mas acredito que a linguagem será essa mesmo.

Quanto aos sons, todos aqueles referentes a primeira fase já estão separados e nomeados, só falta agora uma última etapa de seleção e então aplicá-los no jogo em si.
Agora basta lutar contra o tempo (e o azar, que insiste em quebrar os computadores dos membros) e trabalhar bastante!

Mal posso esperar o dia de dizer "Missão Cumprida"! Até lá nos encontramos por mais alguns domingos (ou madrugadas de segunda).

sábado, 24 de outubro de 2009

Sprites

É isso aí, o prazo ta apertado para entregar tudo dentro do cronograma que nós criamos. Estamos praticamente o dia todo (em pleno Sábado) fazendo as animações dos personagens e a programação que vai fazer toda mágica acontecer, afim de terminar essa primeira fase do jogo e ja mandar pras pessoas fazerem os testes para ver se tem bugs e tal.

Depois de muitos erros, depois de muitos vídeos de referência e muita discussão pra ver se esse ou aquele movimento está certo ou errado, acho que terminamos nossa primeira leva de sprites, talvez mude alguma coisa (espero que não!), mas está aí, espero que gostem!

Ah! a velocidade de cada um não está definida, é só um teste :D






quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A volta dos que não foram

Foi a mesma coisa no semestre passado: depois de entregar o projeto, ficamos com aquela sensação (ilusória) de dever cumprido, e acabamos dando mole. Até parece: o trabalho, de fato, começa agora, e ainda estamos tentando acertar a marcha. Vide exemplo: o blog ficou sem postagem por uma semana! Não que não estivéssemos fazendo nada, mas ficamos... dispersos.

Para consertar esse problema, fizemos um complexo e apertado cronograma. A entrega da primeira fase, por exemplo (aquela na pré-história), é segunda-feira, dia 26. Inteirinha: com sons, cut-scenes (as cenas animadas que contam o enredo), tudo mesmo. Até agora, parece que vai rolar.

Já fizemos alguns testes interessantes e, confesso, fiquei arrepiado ao ver uma amostra do que pode ser o jogo pronto. É nosso primeiro game, afinal de contas. Logo, logo, teremos imagens bem legais para postar aqui, e não esse monte de texto, texto, texto.

E, nas nossas pretensões alunísticas, estamos planejando fazer uma carreira para ele, depois da entrega - ou seja, inscrevê-lo em todos os festivais possíveis e imagináveis.

Mas é óbvio que, para isso, precisamos de um jogo inteiro! Temos um mês e uma semana para terminá-lo (comentei em um post anterior que faltava menos do que isso, mas calculei errado). O jeito é respirar fundo e mandar ver.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Voltando a ATIVAA \O/

Olá pessoal, boa noitee :]...
Finalmente conseguimos entregar o PDG, não imaginam o alivo que é em saber que deu tudo certo :].. mas bem, isso já foi dito pelo nosso amigo Henrique^^.. Sobre o Evento, o Luiz conseguiu falar bem resumidamente, infelizmente não conseguimos ir para vários lugares(fora os lugares que acabavamos chegando, pq nos perdiamos).. O grande problema de tudo foi a chuva, que não só nos impossibilitou de ir para a praia, pão de açucar, o cristo.. como fazia a gente pegar transito direto, fora dos taxis que viviam fechando nós. Mas claro, deu para aproveitar bastante também.. Citando as palestras do SBGames, ficamos até que felizes em ver que, o que foi mostrado lá nas apresentações eram coisas que já haviamos aprendido na faculdade. Principalmente porque nos mostrou que já podemos participar de eventos assim.
Houve vários jogos bons, e alguns não muito bons, que deveriam ser um pouco mais trabalhados, mas estão de parabéns, pois fazer um jogo não é tão simples.
Foi bom ter esse feriado nessa segunda-feira e essa viagem para o SBGames, pois aproveitamos para descansar um pouco, após essa semana corrida do PDG, e agora estamos retomando o nosso projeto, a partir dessa semana, mais coisas para os cenários já estão sendo feitas, ainda temos um trabalho ou outro para fazer, mas nada comparado com a semana do PDG. Dessa vez dá pra levar^^...
Hoje estou postando alguns dos rascunhos de cenário que fizemos no decorrer da semana passada (já estão no pdg, mas estou colocando neste post caso queiram vê-las separadas para uma visualização melhor,
Sobre os concepts da fase do futuro, são apenas idéias ainda. Esses dois cenários serão mais elaborados mais adiante, logo após que terminarmos de completar a 1º fase com mais alguns itens...
Já na 2ª fase, estamos fazendo separado essas casinhas para irmos montando depois. Acreditamos que dessa forma, possa ficar mais fácil na hora de montar a fase.. Só não entrarei com mais detalhes, porque o pessoal irá comentar disso depois :}.
Bem... No momento é isso, espero que estejam gostando do trabalho, pois agora que o PDG já foi entregue(3ª vez que já o cito :P, será que é trauma :O??, tãm tãm tããmm).. dá para continuarmos as produções de nosso jogo :}
Abraços,
segue ai algumas imagens.
Ramassés Romero



Idade MédiaFase do Futuro - concepts





sábado, 10 de outubro de 2009

Olá a todos!

Bom, como vocês leram no post do Henrique, nós estamos no Rio de Janeiro, sim.. a cidade de fato tem suas maravilhas. Tem também suas peculiaridades estranhas, cá para nós. Muitos taxis (que gostam de fechar os outros no trânsito), carros com pisca-alerta ligados sem motivo nenhum, etc. A cidade durante a noite é realmente bonita, ainda mais que pudemos conhecê-la toda, devido à falta de senso de direção da galera. Ipanema, Copacabana, Gávea, Botafogo... não importa onde nos perdíamos, acabávamos SEMPRE chegando no mesmo lugar, no nosso "checkpoint", era simplesmente ir até a estrada que beirava a praia e passar pelo Copacabana Palace, que nós ja estaríamos praticamente em casa. Outro fator frustrante foi o tempo. Como o próprio Henrique disse, a cidade é conhecida pelas altas temperaturas e seu Sol escaldante. Bom, não é bem assim. Esses três dias que ficamos por aqui nós não vimos o Sol, e não é exagero! Choveu sem parar, literalmente sem parar. Isso dificultou um pouco nossa estadia por aqui, mas nada que tirasse a diversão.

Bom.. vamos ao que interessa, o evento.

Chegamos no evento e foi meio difícil de nos localizar, ja que a universidade que sediou o evento é bem grande. Mas depois que conseguimos nosso crachá e nossa programação (nada prática por sinal, já que tinhamos em mãos um panfleto de umas 200 dobras) fomos escolhendo palestras e alguns estandes para ver. Alguns foram muito proveitosos, outros nem tanto.

Acho que é isso, os maiores detalhes vou deixar para os outros comentarem aqui também.

Estamos voltando agora para São Paulo, a viagem vai ser beeeem longa de volta, e como sempre "breaking the law".

Abs!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O link do PDG

Quem quiser ver o nosso projeto de desenvolvimento de game, o PDG (vide postagem abaixo!), pode baixá-lo aqui. É um arquivo em PDF de, aproximadamente, 12 MB.